No âmbito da implementação do Programa de Emergência para a Mitigação da Seca e do Mau Ano Agrícola (PEMSMAA) 2017/21018 no Município do Tarrafal de Santiago, a Câmara Municipal do Tarrafal contemplou 32 agricultores com materiais para a irrigação que melhorarão a forma de produção agrícola no perímetro de Achada Grande.
Para além da distribuição de tubos de regra e acessórios, a autarquia, também, tem facultado aos agricultores desta comunidade um subsídio monetário para a aquisição de combustível para aumentar a produção de água.
Estas medidas têm como finalidade melhorar a produção agrícola e garantir a rentabilidade da produção destes agricultores.
O edil José Pedro Soares aproveitou a momento para socializar com os agricultores de Achada Grande o projeto turístico imobiliário, “Aldeamento Turístico do Tarrafal de Santiago” do Grupo Oásis Atlântico, com o intuito de preparem as suas produções para, mais tarde, comercializarem os seus produtos.
Os presentes agradeceram o gesto da autarquia uma vez que antes deparavam com uma serie de problemas nas parcelas devido á escassez de água e fragilidades nos tubos de regra, e com este apoio estes problemas vão ser resolvidos. Todavia, os agricultores do perímetro agrícola de Achada Grande solicitaram a autarquia o apoio para a aquisição de sementes frutíferas para diversificar a prática da agricultura no referido espaço.
Custa ressalvar que o PEMSMAA abarca três vertentes fundamentais, o salvamento do gado, a gestão da escassez de água e a criação de emprego para as famílias afetadas.