quarta, 07 24th

Last updateQua., 12 Jan. 2022 10am

  • Criar Conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    * Campo Obrigatório.

José Luiz Tavares é o vencedor do Prémio BCA de Literatura

O poeta José Luiz Tavares, natural de Tarrafal de Santiago e residente em Portugal é o grande vencedor do Prémio BCA de Literatura, edição de 2016, uma iniciativa do BCA - Banco Comercial do Atlântico realizada em parceria com a ACL - Academia Cabo-verdianas de Letras.

Trata-se de um prémio no valor de 500.000$00 CVE (quinhentos mil escudos Cabo-Verdianos), que foi atribuído, por um Júri independente, de acordo com as regras estabelecidas no Regulamento do Prémio. 

O Premiado

O poeta José Luiz Tavares tem vários prémios, entre os quais, Prémio Revelação Cesário Verde, CMO 1999; Prémio Mário António de poesia, Fundação Calouste Gulbenkian (2004); Prémio Jorge Barbosa, da Associação de Escritores Cabo-Verdianos (2006); Prémio Pedro Cardoso, Ministério da Cultura de Cabo Verde (2009); Prémio Cidade de Ourense (2010). 

Por três vezes consecutivas, 2008, 2009, 2010, recebeu o Prémio Literatura para Todos do Ministério da Educação do Brasil. 

É autor de vários livros, entre os quais, Paraíso Apagado por um Trovão (2003); Agreste Matéria Mundo (2004); Lisbon Blues seguido de Desarmonia (2008); Cabotagem&Ressaca (2008);  Cidade do Mais antigo Nome (2009); Coração de lava (2014); Contrabando de Cinzas (2016). 

O Prémio BCA de Literatura

No seu primeiro ano de edição, concorreram ao Prémio BCA de Literatura mais de trinta obras de escritores cabo-verdianos, residentes no país e no estrangeiro tendo o resultado recaído sobre a obra "Rua antes do Céu" de José Luís Tavares.

No decorrer do evento, o BCA e a ACL assinaram uma adenda ao Protocolo celebrado a 6 de Julho de 2015, com vista à mudança do nome e do valor do Prémio, a partir de 2018.

Passando a designar-se 

Prémio Corsino Fortes

(Prémio BCA de Literatura)

E aumentando o valor do prémio para 1.000.000$00 CVE (um milhão de escudos cabo-verdianos)

"Honrar a memória de Corsino Fortes, que em vida muito fez pela literatura cabo verdeana, nada pedindo para si e, incentivar os escritores cabo verdeanos, em particular os mais jovens, a inspirarem-se na vida e obra de Corsino Fortes, poeta, político, diplomata, empresário, cabo verdeano, construtor de pontes, cidadão do mundo, são as razões da decisão de redominar o Prémio BCA de literatura e de duplicar o seu valor", disse o Presidente do BCA, António de Castro Guerra, no discurso de encerramento da cerimónia de entrega do Prémio BCA de Literatura 2016.

Está em... Home Atividade Municipal Educação Ação Social Escolar Sample Data-Articles José Luiz Tavares é o vencedor do Prémio BCA de Literatura
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS