quinta, 08 06th

Last updateQui., 06 Ago. 2020 4pm

  • Criar Conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    * Campo Obrigatório.

Inaugurado novo Sistema da Rede Hidroagrícola de Colonato/Chão Bom

O projeto irá beneficiar, diretamente, 204 agricultores e tem por finalidade, alavancar o Perímetro Agrícola de Colonato e aumentar a sua capacidade de produção.

A Câmara Municipal do Tarrafal, procedeu esta-sexta feira, 3, à inauguração do novo Sistema da Rede Hidroagrícola de Colonato, em Chão Bom. O projeto é financiado pelo Governo, através Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais, POSER do Ministério da Agricultura e Ambiente.

Na ocasião o Presidente José Pedro Nunes Soares, reconheceu a forte dedicação e esforço da população do Tarrafal, particularmente dos agricultores de Chão Bom, em transformar o espaço para o rendimento familiar, como forma de fazer com que o Concelho desenvolva.

“Apesar de períodos de seca, de muitas dificuldades, mas nunca eles baixaram os braços, e hoje estão presentes a presenciaram esta realidade, que irá aumentar a capacidade de produção no Concelho”, assegurou.

O Autarca disse ainda ser um orgulho deste Governo, pelo fato de que, face a toda dificuldade, hoje está-se a assistir a uma viragem, e que existe todas as condições para que Colonato seja o “nosso pulmão’’, um perímetro agrícola que produz e exporta, referindo que tem sido criado as condições, para disfrutar da própria pecuária.

O Primeiro-Ministro, que testemunhou e presidiu o ato, avançou que, esta realidade, traduz-se num exemplo de um bom projeto, exemplo de um projeto com resultados, possibilitando a poupança e cobrir uma maior parcela de terrenos.

O Chefe do Governo, admitiu que quanto maior os agricultores produzirem e com maior capacidade de rendimento, mais retorno virá, maior circulação de dinheiro, como forma de chegar a outros mercados, nomeadamente o do Turismo, o que possibilitará a melhoria de vida.

O Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, que também esteve no ato, assegurou que este projeto, traduz-se num novo modelo de gestão de água, que irá trazer inúmeras vantagens como, a regularidade de água, maior transparência e menor conflito na distribuição do líquido precioso.

A gestão da água passa a ser feita por uma entidade, a empresa Água de Rega, indicou o Ministro, como sendo também, mais uma das vantagens deste projeto, que irá trazer mais vantagens como, a criação de emprego, a rapidez na execução da manutenção, maior capacidade de investimento, tendo o governante avançado que está, neste momento, a ser contraído, junto do Governo de Hungria, cerca de 35 milhões de Euros e crédito, para investir no setor da água para a rega.

A Embaixadora de Espanha em Cabo Verde, Maria Dolores Rios Pesetmanifestou-se estar bastante satisfeita com o projeto, admitindo que, irá contribuir para alguns dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ODS, sendo a luta contra a pobreza, mas também as soluções sustentáveis, para colmatar os problemas que as populações do mundo rural enfrentam. O Delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Concelho, José Martins, que fez a apresentação pública do projeto, disse que há um outro investimento em curso, no valor de 22,5 milhões de Escudos, como forma de reforçar a produção de água no Colonato, com uma produção de mais 600 metros cúbicos de água, que equivalem a um total de 1.400 metros cúbicos de água para os agricultores de água e que o investimento total para o Colonato para este ano, roda os cerca de 47 mil contos.

Por sua vez, Julião Tavares, Presidente da Associação dos Agricultores e Criadores de Colonato, afirmou ser um dia “muito especial” para os agricultores de Colonato, visto que este projeto, irá trazer muitas valias para os agricultores do perímetro, na facilitação da distribuição de água e que certamente terá ganhos.

 

Está em... Home Atividade Municipal Juventude e Desporto Slideshow Inaugurado novo Sistema da Rede Hidroagrícola de Colonato/Chão Bom
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS