O Edil tarrafalense, proferiu estas palavras no sábado, 19 de dezembro, quando presidia a abertura do workshop: “Educação em contexto da pandemia da covid-19/ O papel dos professores no combate na Violência Baseada no género”.
Após dar as boas vindas aos participantes do workshop, no Mercado de Artesanato e Cultura, o Edil em nome da Câmara Municipal, manifestou o seu agrado aos promotores do evento, por terem escolhido Tarrafal para ser palco deste workshop.
José dos Reis, mais uma vez, em nome de toda a Edilidade, reiterou a total abertura e disponibilidade em abraçar iniciativas do tipo, porque segundo ele, “pensar na educação é um desafio que nos é transversal, por ser mais do que preparação para a vida, a própria vida”, salientou o Autarca.
Durante a sua declaração, o Edil defendeu a necessidade de conjugar os esforços para que a Educação ganhe, cada vez mais, a dimensão que ela merece, sobretudo para que posamos introduzir melhorias no processo ensino-aprendizagem.
O Presidente garantiu que tem a plena consciência de que a classe docente no concelho, estará à altura dos desafios da Educação em qualquer contexto da nossa vivência, assegurando que a Câmara Municipal será sempre um parceiro, para que juntos posamos trabalhar o setor da Educação.
Importa referir que, este workshop foi organizado pela FECAP- Federação Cabo-verdiana dos Professores e o SIPROFIS-Sindicato de Professores da Ilha de Santiago, através da parceria com IE- Africa e o apoio da Câmara Municipal do Tarrafal.
O evento teve como propósito, efetuar uma reflexão sobre as práticas de educação implementadas em Cabo Verde, como forma de assegurar a continuidade do processo de ensino-aprendizagem normalizada.
Estiveram presentes neste workshop, Delegados do Ministério da Educação, Presidente da Federação Cabo-verdiana dos Professores, Presidente do Sindicato dos professores na Ilha de Santiago, Subcomandante da PN no Tarrafal, Professores, Diretores de Agrupamentos, monitoras do pré-escolar, de entre outros convidados.