sexta, 10 30th

Last updateQui., 29 Out. 2020 3pm

  • Criar Conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    * Campo Obrigatório.

ESCOLA DE FAMÍLIA: Edilidade apresenta projeto para empoderar as famílias

Projeto enquadra-se na implementação da política de desenvolvimento local desenvolvida pela Edilidade. O projeto quer dar respostas estruturadas às necessidades das famílias, apostando na sua capacitação

Acompanhado da Vereadora do Desenvolvimento Local que tutela a área da Família, o Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José Pedro Nunes Soares, foi esta segunda-feira, 22, recebido em audiência pela Ministra da Inclusão Social, a quem foi apresentada o projeto Escola de Família, idealizado pela Autarquia do Tarrafal.Um projeto que já foi “suficientemente socializado” no Município sobretudo junto da comunidade educativa, observou o Presidente ao fazer o enquadramento do projeto à Senhora Ministra que se fez acompanhar da Presidente do ICCA e da Diretora Nacional da Inclusão Social.

O Autarca aponta para a necessidade de um “trabalho de fundo e de forma estruturada” com as nossas famílias e perspetivou “resultados palpáveis” a médio prazo.  

Mudança de abordagem

Ao discorrer sobre o projeto, e de forma mais detalhada, a Vereadora do Desenvolvimento Local, Eva Lopes, justificou que o mesmo visa uma “mudança de abordagem” no trabalho da família, mediante um plano de formação multidisciplinar e transversal.

“A Escola de Família desenvolve ações de capacitação promovendo o desenvolvimento de competências específicas que garantam uma prestação de cuidados que vá ao encontro da nossa visão e missão de um Mundo onde cada criança pertence a uma família e nela crescer com amor, respeito e segurança”, sustenta a Vereadora.

Impulsionar a melhoria da qualidade de vida das famílias através de formação, desenvolvimento de projetos de vida e empoderamento é o objetivo central do projeto que pretende capacitar as famílias em competências parentais para melhor orientarem crianças, adolescentes e jovens.

Segundo observou a Vereadora, a Câmara Municipal deseja responder de forma estruturada às necessidades de cada uma das Famílias do Município.

Prioridades do projeto

Capacitação, acompanhamento e encaminhamento de empoderamento, são as prioridades do projeto, aponta a Vereadora.

Garantir uma educação de qualidade desde a tenra idade tendo por base uma parceria forte entre a Escola e a Família é um outro objetivo do projeto, elucida Eva Lopes.

Com a aposta neste projeto, a Câmara Municipal quer, de entre outros, reduzir os casos de reincidências das diversas formas de violência contra crianças dentro da própria família: capacitar famílias para prestar cuidados parentais de qualidade às crianças: minimizar problemas sociais de abandono escolar, insucesso escolar, gravidez na adolescência, de entre outros.

O encontro que durou cerca de 50 minutos, decorreu num clima de muita cordialidade, com a Ministra e sua Equipa a destacarem pertinência do projeto ao mesmo tempo que asseguraram apoio à sua efetivação. 

“É um projeto ótimo e interessante” sublinhou a Ministra Maritza Rosabal que defende uma tenção “integrada à família”.

Ao concluir o encontro, a Vereadora Eva Lopes enalteceu a boa abertura do Governo no sentido de abraçar a Escola de Família, tendo inclusivé sublinhado a necessidade de haver uma “linguagem comum” entre a Câmara Municipal e Governo nesta abordagem em favor da família.

Está em... Home Atividade Municipal Segurança e Saúde Unidades de Saúde Slideshow ESCOLA DE FAMÍLIA: Edilidade apresenta projeto para empoderar as famílias
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS