quinta, 10 29th

Last updateQui., 29 Out. 2020 3pm

  • Criar Conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    * Campo Obrigatório.

Cuidadores do Tarrafal participam em formação sobre “Cuidado a Idosos”

A roda de conversa, intitulada “Cuidador da pessoa idosa: Perspetiva e desafios”, contou com a presença também, da Coordenadora do Programa de Saúde do Idoso, Maria Silva, da Vereadora do Pelouro da Acão Social, Eva Lopes Varela, da Coordenadora do Programa “Cuidado a Idoso” no Tarrafal, Anabela Fernandes, dos Técnicos do Centro Graciosa e do Pelouro da Acão Social e ainda de um profissional da Delegacia de Saúde do Tarrafal.

O Ministério da Família e Inclusão Social, através da Direção Geral de Inclusão Social, em parceria com o Ministério da Saúde e Segurança Social, através do Programa Nacional de Saúde do Idoso, realizaram hoje, uma roda de conversa, no Paços do Concelho do Município do Tarrafal.

O encontro envolveu cuidadores recém-formados, cuidadores informais e profissionais da área de cuidados com longa experiência profissional e reconhecida capacidade técnica.

O evento teve como foco, a criação de um espaço voltado aos cuidadores de idosos em função, para atualizar os conhecimentos relacionados aos cuidados dos idosos nessa fase da pandemia da Covid-19, onde puderam ser ouvidos, falar dos seus sentimentos, vivencias, expetativas e desafios.

A roda de conversa, que contou com a apresentação de Rosária Almeida, Técnica do Ministério da Família e Inclusão Social, teve ainda a explanação de vários temas, de entre os quais “A Arte de Cuidar”, apresentada pela Enfermeira, Maria Silva e Mitza Brito, “Cuidados de Idosos em tempo de Pandemia Covid-19: Saúde mental dos Cuidadores”, apresentada pela psicóloga Christie Wahnon, bem como a temática, “Idoso com Doenças Crónicas não Transmitísseis e a Covid-19 nas pessoas Idosas, apresentada pela Dra. Cláudia Tavares.

Durante este encontro, os participantes puderam expor as suas preocupações, experiências, desafios e anseios, que lhes tem acompanhado nesta jornada. Houve também a troca de opiniões relativamente a questões ligadas a técnicas e formas de cuidados a ter com os idosos, entre vários outros pontos.

Os profissionais presentes, puderam também expor as suas vivências e experiências na matéria, os cuidados a ter com os idosos, a forma correta de se comunicar com cada idoso, a questão do respeito, formas de mobilização de uma pessoa com deficiência física, entre vários outros pontos pertinentes nesta matéria.

De realçar que o programa “Cuidado a Idosos”, no Concelho do Tarrafal, é coordenado pela Técnica Social, Anabela Fernandes, sendo que a Câmara Municipal já tem no terreno 7 cuidadores de Idoso, a acompanhar, diariamente, 35 idosos, selecionados através do Cadastro Social Único.

 

 

 

 

 

 

 

Está em... Home Atividade Municipal Segurança e Saúde Unidades de Saúde Slideshow Cuidadores do Tarrafal participam em formação sobre “Cuidado a Idosos”
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS