No dia da Páscoa, todos os caminhos foram-se dar à praia do Tarrafal. O único propósito foi assistir ao tradicional “ Mata Galo”, que vem sendo realizado no dia da Páscoa, na mais linda praia da Ilha de Santiago.
Nos últimos anos, o evento vem ganhado cada vez mais expressão. Na areia branca do Tarrafal, um grupo de cidadãos, organiza o “Mata Galo”. O evento consiste em enterrar um galo na areia, ficando de fora apenas a cabeça. Aos candidatos, veda-se os olhos e os ouvidos. Depois de uma volta de 360 graus, esse candidato, já quase sem noção de espaço, procura atingir a cabeça do galo com um pau. Acontecendo isso, o galo fica na posse do individuo, que juntamente com os outros amigos, prepara uma festa, devendo o galo fazer parte da ementa, para uma gostosa canja.
Muitos indagam a origem desta manifestação cultural, que tem lugar única e exclusivamente aqui no Concelho do Tarrafal.
Este ano, o evento foi organizado por Djozinho Branco de Colhe – Bicho e um grupo de amigos. Contou com a parceria da Câmara Municipal do Tarrafal, que disponibilizam uma simbólica quantia para a organização.
A par do evento, atividades culturais, desportivas e recreativas teve lugar também na praia do Tarrafal, dinamizadas por um grupo de jovens de Monte–Iria, em parceria com a Câmara Municipal.
O evento atraiu milhares de pessoas, sobretudo os mais jovens, num colorido, que ultrapassou de longe as expetativas dos organizadores e da própria autarquia. Para o ano que vem, pensa-se numa melhor programação, podendo desde de já assumir algo de carácter privado, ficando a autarquia, como simples parceiro na organização do evento.