quarta, 10 18th

Last updateSex., 06 Out. 2017 2pm

  • Criar Conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    * Campo Obrigatório.

Artigos

Deslocação de Autarcas Tarrafalenses a Portugal Concluída com Sucesso

O Sr. Presidente da Câmara do Tarrafal, Dr. José Pedro Soares e o Sr. Vereador, Dr. José Soares Tavares, responsável pelo Pelouro da Cooperação, Turismo e Promoção do Concelho, deslocaram-se a Portugal, a convite do Instituto/Fundação Marquês de Valle Flor, entre os dias 9 e 19 de maio, a fim de participarem, nos dias 16 e 17,  em representação da autarquia, no “Seminário Internacional Cooperação Descentralizada: Novos Desafios, Novas Parcerias”.

Durante os trabalhos deste seminário decorreram um conjunto de “mesas redondas”  e diversos debates sobre temas relacionados com a cooperação para o desenvolvimento, com especial destaque para o papel dos municípios e das demais organizações da sociedade civil portuguesas e dos Países Africanos de Expressão Portuguesa.

Particular atenção mereceu, entretanto, a apresentação pública do Plano Estratégico da Rede Intermunicipal de Cooperação com o Tarrafal de Santiago e do trabalho realizado pelo Centro de Artes e Ofícios de Trás os Montes, que mereceram a distinção de “Boas Práticas de Cooperação” tendo elevado, ainda mais o nome e prestigio do nosso Concelho.

Este seminário contou ainda com a presença e participação de representantes da Comissão Europeia, da OCDE, do Secretário de Estado Português dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, para além de diversos académicos, investigadores da área das Ciências Sociais e autarcas portugueses, espanhóis e africanos.


Visita a Moura

Esta deslocação a Portugal foi complementada com uma intensa agenda de visitas e contactos, iniciada, desde logo, com uma visita à Cidade de Moura, onde a delegação foi recebida ao mais alto nível pelo Sr. Presidente da Câmara e demais autarcas daquele município alentejano.

Durante os quatro dias de estadia nesta cidade, a delegação Tarrafalense pôde participar nas inaugurações da Feira Empresarial de Moura, do II Fórum das Energias Renováveis, do II Salão de Caça e Pesca e na cerimónia de atribuição dos “Prémios Municipais, Jovem Empresário e Empresário do Concelho de Moura”.

Além destas atividades, houve lugar, ainda, à participação dos autarcas na cerimónia de assinatura de um memorando de entendimento de cooperação e empreendedorismo no âmbito da criação da “Zona Franca da Lusofonia”, em Angola e em que participaram representantes de municípios e instituições do espaço Lusófono oriundos daquele país mas, também, do Brasil, da Guiné-Bissau, de São Tomé e Príncipe e de Portugal.

Um outro memorando de entendimento, desta feita com caráter bilateral, foi também rubricado, no passado dia 16 de maio,  pelos representantes autárquicos de Moura e do Tarrafal de Santiago, onde se prevê o aprofundamento, a breve trecho, das relações de cooperação entre ambos os municípios em matéria de “Poder Local, Energias Renováveis, Educação, Cultura e Turismo”.


Visita à Marinha Grande

Durante a visita efetuada a este município, ao longo do dia 14 de maio, o Sr. Presidente da Câmara e o Sr. Vereador participaram nas atividades previstas, no âmbito da “Semana do Empreendedorismo da Marinha Grande”.

Para além de contactos informais com os responsáveis máximos deste município português, marcadamente industrial, na Região Centro de Portugal, os nossos autarcas puderam ainda contactar com Presidentes de Câmara e Vereadores do Fundão e de Montemor-o-Novo que ali se deslocaram com o mesmo objetivo, no âmbito de uma iniciativa comum, de caráter inclusivo, denominado de “Dá-te a Conhecer”, que pretende aprofundar as relações de cooperação entre empresas, centros tecnológicos  de investigação cientifica e municípios portugueses e de outros países, visando, em última análise, o desenvolvimento humano e económico destas comunidades.

Durante esta visita, as diversas delegações puderam conhecer empresas como:

Libbey/Crisal - fábrica de vidros, onde se produzem copos, garrafas para além de outros produtos em vidro;

Anibal H. Abrantes - fábrica de moldes para plásticos, particularmente dirigidos às indústrias automóvel e aeronáutica;

Vipex - fábrica de plásticos, produtora de embalagens e equipamentos em plástico como recipientes para a indústria alimentar ou máquinas de café domésticas;

Cartonarte - fábrica de embalagens de cartão, utilizadas, essencialmente, no acondicionamento de produtos alimentares como yogurtes ou cerveja, ou ainda expositores de produtos em supermercado, só para citar alguns;

Centro Tecnológico da Indústria de Moldes (Centimfe) - aqui desenvolve-se investigação científica e ministra-se formação avançada na utilização de tecnologia de ponta para indústria de moldes; 

A encerrar o programa deste dia, os nossos autarcas participaram, ainda, numa conferência sobre cooperação para o desenvolvimento e o papel do setor privado, proferida pela Dra. Herminia Ribeiro, Sub-Diretora de Projetos do Instituto Marquês de Valle Flor.


Visita a Almada

Com a visita à Cidade de Almada, no dia 15 de maio, os nossos autarcas foram recebidos pela Sra. Vereadora, Maria Amélia de Jesus Pardal e pela sua equipa de Planeamento e Administração do Território, Arte Contemporânea e Fiscalização Municipal e houve oportunidade para uma troca de informações e um melhor conhecimento geral da realidade de ambos os municípios.

Para além desta troca de experiências houve, ainda, ocasião para uma primeira abordagem, na sequência da manifestação de interesse, logo ali expressa, das duas delegações, de análise de possibilidades e condições de celebração futura de um acordo de parceria e cooperação entre as duas autarquias, com base num passado politico e histórico comuns, para além do facto de ali estar fixada uma importante comunidade de tarrafalenses sendo ainda de sublinhar, o facto de Tchota Soares ter residido e trabalhado no município de Almada.

As duas delegações comprometeram-se a estabelecer contactos regulares e a realizar, muito em breve, visitas mútuas para aprofundamento desta relação de amizade agora estabelecida.


XI Encontro de Fidjus Santo Amaro na Amadora

Esta deslocação a Portugal teve, a terminar, um outro ponto alto, na Cidade da Amadora, onde decorreu “XI Encontro de Fidjus Santo Amaro”, onde os nossos autarcas puderam contactar com estudantes e com a comunidade Tarrafalense.

Durante este encontro realizou-se o debate “Ensino Profissional em Cabo Verde: Que Modelo para o Tarrafal de Santiago”.

Presidiram a este debate, que contou com a participação ativa dos estudantes presentes, o Sr. Presidente da Câmara. Dr. José Pedro Soares, o Dr. Elias Andrade, Conselheiro da Embaixada de Cabo Verde, em Portugal e o Dr. Henrique Dias, Presidente da Escola Profissional do Fundão e responsável pela implementação do Eixo II do Plano Estratégico da Rede Intermunicipal de Cooperação com o Tarrafal e que se relaciona, diretamente, com o estabelecimento do ensino profissional no Tarrafal de Santiago.

Colaboram ainda, na implementação deste eixo, as escolas profissionais da Moita, de Moura e da Amadora.

A fechar este evento, com “chave de ouro”, assistiu-se ao lançamento, em Portugal, da obra “Uma Vida em Branco”, do escritor Tarrafalense, Clarindo dos Santos.

Está em... Home
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS