quarta, 08 05th

Last updateSeg., 03 Ago. 2020 10am

  • Criar Conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    * Campo Obrigatório.

Artigos

Arranca programa "Cuidado a Idosos"

Um total de sete cuidadores começaram, esta quinta-feira, 18, os trabalhos no terreno, com 35 idosos selecionados com base no Cadastro Social Único.

A Câmara Municipal, através do Pelouro de Ação Social, deu início hoje o Programa "Cuidado a Idosos", em parceria com o Ministério da Família e Inclusão Social, no quadro das medidas de proteção social, face ao combate à propagação da pandemia da Covid-19.

O programa visa assegurar o reforço das equipas sociais locais com a contratação de cuidadores formados e cuidadores informais para garantir a entrega de refeições ao domicílio e elaborar uma triagem dos idosos em situação de dependência que vivem isolados.

No Município do Tarrafal, ao todo foram selecionados 37 idosos, entretanto com a morte de dois beneficiários, o programa vai contemplar 35 idosos, das localidades de Biscainhos, Mato Mendes, Ponta Lagoa Monte Iria, Colhe Bicho, Ponta Gato, Figueira Muita, Achada Moirão, Trás-os-Montes, Achada Carreira, Achada Tenda Ribeira das Pratas, Curral Velho e várias zonas de Chão Bom.

Recorda-se que no quadro das medidas de proteção social, face ao combate à propagação da pandemia da Covid-19, o Governo encerrou todos os Centros de Dias do País que albergavam idosos. No entanto, e para garantir a proteção social dos idosos, caraterizados, na sua maioria, por indivíduos sem rede familiar, com baixo rendimento e em situação de dependência leve e moderada, o Governo adotou o sistema de Cuidados a Domicílio, com recurso ao recrutamento de trabalhadores sociais, cuidadores e voluntários, em articulação com os serviços das Câmaras Municipais, da Proteção Civil e da Saúde.

 

 

 

 

 

Está em... Home
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS