quinta, 12 13th

Last updateSex., 30 Nov. 2018 1pm

  • Criar Conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    * Campo Obrigatório.

Erro
  • JFolder: :ficheiros: caminho não é uma pasta. Caminho: /home/cmt/public_html/images/stories/slideshow/Tarrafal

Tarrafal caminha em direção a um “desenvolvimento sustentado” – edil

O Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago, José Pedro Soares, disse que o município está a caminhar em direção a um “desenvolvimento sustentado” e com políticas públicas assentes numa visão estratégica.

José Pedro Soares fez essa constatação em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, para fazer o balanço das comemorações dos 101 anos da criação do município.

Segundo o autarca, o desenvolvimento do município tem baseado na criação de auto- emprego, apoio à saúde e à educação, o que proporcionou, citando os dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), uma fixação da taxa de desemprego de 8,8 por cento.

“Estamos a falar de um concelho que na década de 90 ocupava a antepenúltima posição no ranking dos municípios mais pobres de Cabo Verde, antes de Santa Cruz e Porto Novo”, disse edil, lembrando que altura havia uma elevada taxa de desemprego e uma excessiva dependência do emprego público.

A nível administrativo, afirmou que houve “avanços significativos” com a padronização de atendimento ao modelo da Casa de Cidadão, qualificação dos colaboradores e simplificação dos procedimentos.

O edil destacou, ainda, a elaboração de projetos a nível do planeamento urbanístico e a criação do gabinete do apoio ao empreendedorismo para o fomento da política do emprego jovem no concelho.

O desencravamento de zonas de difícil acesso, a melhoria das condições de habitabilidade, a redução das chamadas zonas sombras, a criação de um Pólo Universitário, melhor rede pré-escolar e uma cobertura de água que abrange 95 por cento do município, são outros pontos evidenciados pelo edil tarrafalense.

O autarca tarrafalense destacou, por outro lado, o “ bom relacionamento” com o poder central, que, segundo ele, tem sido de diálogo e pautado pelo “respeito mútuo, parceria e complementaridade”.

E como prova disso, o autarca exemplificou a assinatura de contratos-programa, a afetação de Fundos de Turismo e Ambiente, manutenção rodoviária e investimentos em milhões de contos para criação de postos de trabalho e obras em diversas localidades.

Para assinalar a data, informou o autarca, foram realizadas várias atividades, nomeadamente, homenagens a centenários, menções de honras a mulheres locais, modernização administrativa, visitas de membros de governantes e diplomatas acreditados em Cabo Verde, assim como entrega de habilitação social, gala desportiva, entre outras.

O Município do Tarrafal de Santiago foi criado em 25 de Abril de 1917 e este ano comemorou os 101 anos da sua criação.

As atividades comemorativas iniciaram-se no ano passado e culminaram esta quarta-feira, 25 de Abril, com um ato solene que contou com a presença do Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos.

Está em... Home Concelho História Slideshow Tarrafal caminha em direção a um “desenvolvimento sustentado” – edil
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS