sexta, 04 23rd

Last updateQui., 25 Mar. 2021 10am

  • Criar Conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    * Campo Obrigatório.

Apresentação do Plano Estratégico da Rede Intermunicipal

A Câmara Municipal do Tarrafal apresentou nesta terça-feira (04), aos munícipes e parceiros o plano estratégico do município, elaborado no âmbito da rede Intermunicipal de Cooperação com o Tarrafal e que integra seis eixos de intervenção.

Aproveitando a visita de trabalho de uma delegação da Rede Intermunicipal de Cooperação com o Tarrafal, composta por representantes das Câmaras Municipais da Moita, no distrito de Setúbal e de Moura e Montemor-o-Novo, no Alentejo, foi dado a conhecer ontem, este plano, adoptado por este grupo de municípios.

Segundo o vereador pela área de Cooperação, da Câmara do Tarrafal, José Soares, esse plano é um instrumento de gestão municipal que resume quais os contributos que esses municípios podem dar para o desenvolvimento do município tarrafalense.

“O plano tem uma visão, uma missão de elevar os níveis de vida e de desenvolvimento das populações do Tarrafal, tendo por referência o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), os valores a cumprir e os objectivos gerais que é aumentar o índice de desenvolvimento socioeconómico do Tarrafal”, afirmou.

O plano está dividido em seis eixos, nomeadamente “Melhorar e equipar as infra-estruturas de ensino Pré-Escolar”, “Existência de um Sistema de Formação Profissional” e “Existência de um Serviço de Socorros Organizado e adequado à população”.

Prevê ainda, “Desenvolver a economia local”, isto é, apoiar na criação e instalação de um gabinete de apoio ao empresário, nas actividades como geradoras de rendimento e na criação de um parque empresarial nesse município do interior da ilha de Santiago.

Aumentar a eficiência, a eficácia e a visibilidade da ação institucional e melhorar as condições de acesso e utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), são outros eixos de intervenção, que devem no horizonte de oito anos serem executados pelos 11 municípios que integram a rede.

A fase de implementação deste plano, de acordo com o vereador, já está a dar os seus primeiros passos, com o eixo dedicado à implementação de um sistema de formação profissional no concelho, liderado pelo município do Fundão, já em execução.

“Já se desenvolvem alguns estudos, em conjunto com escolas profissionais de outros municípios, que visam adoptar e definir um modelo de formação profissional adequado à realidade e especificidades de Cabo Verde e do Tarrafal, em particular”, indicou.

A Rede Intermunicipal de Cooperação é composta pelos municípios portugueses da Amadora, Fundão, Grândola, Marinha Grande, Moita, Montemor-o-Novo, Moura, Nisa, Setúbal, Vila Franca de Xira e Tarrafal (Santiago), devendo cada município ocupar um eixo de intervenção. 

O plano estratégico de Tarrafal já foi apresentado, recentemente, em Lisboa, no âmbito do “Seminário internacional de cooperação descentralizada: novos desafios, novas parcerias”, promovido pelo Instituto Marquês de Valle Flor, na Fundação Gulbenkian

Está em... Home Órgãos Municipais Assembleia Municipal Competências Sample Data-Articles Apresentação do Plano Estratégico da Rede Intermunicipal
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS