Ciente das dificuldades que as famílias das zonas mais altas do Município do Tarrafal de Santiago apresentam, face ao fenómeno da seca que assola todo arquipélago, a Câmara Municipal do Tarrafal, através do Pelouro de Desenvolvimento Social: Família, Saúde, Educação/ Formação e Habitação, atribui um subsídio monetário às famílias das comunidades não abrangidas com o autocarro escolar.
Este auxilio tem como finalidade ajudar as famílias a custear os gastos com os transportes escolares, visto que estas vivem praticamente da prática da agricultura. Este subsídio enquadra-se dentro das políticas da CMT, que consiste na organização dos transportes escolares no Município.
A vereadora que tutela a área, Eva Lopes, avança que “cerca de cento e noventa e dois (192) estudantes já foram beneficiados no âmbito do projeto, este subsídio cobre as despesas do mês de Janeiro até ao més de Julho”.
A supracita acrescenta ainda que, para as zonas onde o autocarro faz o transporte dos estudantes, estes beneficiam de uma redução para metade do preço normal.
Os pais encarregados da educação demostraram o seu agrado face ao subsídio retribuído, uma vez que reconhecem que, com a ajuda da edilidade local, conseguem proporcionar um futuro melhor aos seus filhos.