quinta, 03 28th

Last updateQua., 12 Jan. 2022 10am

  • Criar Conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    * Campo Obrigatório.

Artigos

Incêndios provocados por queimadas preocupam Bombeiros

Os Serviços dos Bombeiros Municipais do Tarrafal registaram durante os primeiros 12 dias deste mês 11 incêndios devido a queimadas descontroladas. Sem meios para combater os fogos, o responsável dos Bombeiros mostra-se preocupado com o facto e alerta as pessoas para que tomem as devidas precauções.

José Arnaldo Évora explica ao asemanaonline que são nas localidades de Laranjeira, Mato Mendes, Achada Grande, Chão Bom, Achadinha (Mato Mendes), Monte Achada Boi onde têm ocorrido incêndios com frequência.

“Tratam-se de queimadas para preparar os terrenos para a sementeira, mas que são feitas de forma descontrolada. Os seus responsáveis não apagam o fogo e simplesmente vão-se embora. As chamas propagam-se, devastando vários hectares de terra e de propriedades agrícolas”, explica o responsável pelos Serviços dos Bombeiros Municipais

José Arnaldo Évora sublinha que esse serviço tem feito campanhas de sensibilização junto das igrejas e proprietários de terrenos, no sentido de tomarem as devidas precauções. Entretanto, diz este bombeiro, muitos ignoram os conselhos.

Preocupado com essa situação, Évora diz que as zonas onde ocorrem os incêndios são distantes do centro e de difícil acesso, o que dificulta a deslocação de equipamentos para extinguir o fogo.

“Apagámos o fogo com terra porque não há condições para levar água aos locais. As pessoas devem tomar todos os cuidados necessários na hora de fazer as queimadas”, sublinha aquele responsável, avisando desde já que os casos de transgressores e repetentes são logo encaminhados à polícia. 

José Arnaldo Évora alerta as autoridades competentes no sentido de apoiar o corpo de Bombeiros que passa pela falta de meios materiais e recursos humanos. “Neste momento somos dez bombeiros e somente dois são efectivos. Os outros são voluntários mas nem sempre estão disponíveis para nos apoiar no combate aos incêndios”, informa Évora.

Está em... Home
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS