sábado, 04 17th

Last updateQui., 25 Mar. 2021 10am

  • Criar Conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    * Campo Obrigatório.

Câmara Municipal assinala Dia Mundial da Proteção Civil com a realização de várias atividades

A Câmara Municipal do Tarrafal, através do Pelouro de Ambiente, Segurança, Proteção Civil e Qualidade de Vida, assinalou hoje, 01 de março, o Dia Internacional da Proteção Civil, com a realização de um leque de atividades.

Durante a cerimónia de abertura realizada no Mercado de Artesanato e Cultura, o Presidente da Câmara Municipal, José dos Reis, rendeu uma homenagem aos efetivos dos Bombeiros e da Proteção Civil, assegurando que se trata de um dia especial para o Serviço de Proteção Civil, pelo facto de serem os Verdadeiros Heróis Municipais que tem dado respostas às necessidades do Município.

O Edil tarrafalense assegurou que o impacto do trabalho da Proteção Civil e dos Bombeiros é medida pela Humanidade e que é através do compromisso que cada um dos efetivos possuem para com os serviços, que traduz na satisfação por parte da Câmara Municipal.

Segundo o Autarca, os desafios da área acrescentam-se com o tempo, e que é neste sentido que a Câmara Municipal acolheu com muita satisfação a parceria com as Forças Armadas de Cabo Verde e o Serviço Nacional de Proteção Civil para promover a ação de capacitação dirigida aos Bombeiros e alguns jovens do nosso Município, como forma de estarem melhores preparados para os desafios.

No que tange a esta ação de capacitação, José dos Reis disse que esta ação veio numa boa hora, visto que a intenção da equipa camarária é construir o futuro com o alicerce no presente, e que a formação é o caminho. Assegurou o Autarca que a Edilidade quer servidores públicos melhores capacitados como forma de darem melhores respostas às necessidades do Município, da região e do País.

José dos Reis declarou ainda que só através da lógica de parceria e conjugação de esforços, sinergias, estratégias e recursos com todos os parceiros é possível continuar a construir um Tarrafal e um Cabo Verde melhor.

Por sua vez, o Vereador Jednilson Landim assegurou que paralelamente a esta data, o pelouro verificou que há uma necessidade de ministrar mais formação aos Bombeiros Municipais, e que é nesta lógica que Câmara Municipal estabeleceu parcerias para poder avançar com esta ação.

Segundo o Vereador da área da Proteção Civil, apesar da ação ser direcionada aos Bombeiro, decidiu-se admitir alguns membros da sociedade civil para abraçar esta ação, com o objetivo de capacitar mais pessoas com o intuito de reforçar os serviços de Bombeiros futuramente. O Vereador aproveitou o momento para incitar a todos que sejam uma Proteção Civil.

Representando o Comando das Forças Armadas de Cabo Verde, o Comandante da Terceira Região Militar, Silvino Chantre, chamou a atenção a todos os atores para a importância da Proteção Civil na proteção e coordenação de esforços enquanto essência da Proteção Civil, que é definida como um Sistema Nacional de Gestão dos Serviços de Emergência e Proteção a toda população.

Segundo o Sr. Hélio Semedo, que esteve a representar o Presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil, os desafios são enormes no que tange aos serviços de proteção civil, sobretudo no que tange ao reforço da capacidade dos Municípios terem mais meios operacionais, nomeadamente equipamentos de combate ao incêndio e a necessidade contínua da formação por parte dos agentes.

O evento contou ainda com animação cultural e a simulação das atividades ministradas durante esta formação por parte dos formandos

Está em... Home Órgãos Municipais Assembleia Municipal Slideshow Câmara Municipal assinala Dia Mundial da Proteção Civil com a realização de várias atividades
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS