Marito “O Rapper amado de Tarrafal”
- Categoria: Slideshow
- Publicado em:
- Visitas: 57098
Rito António da Silva Lopes nasceu à 25 de abril de 1984, filho de Andreza Silva Varela e de António Pedro Lopes, terminou o ensino secundário na Escola Secundária de Tarrafal e fez o Curso de Ciências Jurídicas até o terceiro ano na Universidade de Santiago (US) em Assomada.
Tinha uma personalidade muito forte e conservador. Não era muito de dar nas vistas apesar de ser uma pessoa bastante carismática.
“Marito de Andreza” como era conhecido, segundo a mãe, desde criança sempre foi apaixonado pela música, começou a cantar com aproximadamente 17 anos. Tinha como ídolo o cantor americano “Jay-z”. Quando o assunto era o seu ídolo o jovem falava com os olhos a bilhar.
Começou a escrever juntamente com “Ju de Lena”, conhecido como “Dj Fidjey" e só começou a gravar com “Nay-z” onde se identificaram como “Boyz in the Hood”, depois veio o Sheini e o Gianny formando “Omega” que tratava de uma irmandade, com princípios de amizade, respeito e amor. Qualquer rapper ou conhecido que lhes amava e se identificava com as suas maneiras de ser e estar era incluído como um membro.
A maior inspiração de “Rito” vinha da vida que nunca tinha talvez por causa de alguns obstáculos, os problemas enfrentados e superados, a sua vontade de vencer e sentir bem com a vida.
Assim como a maioria de artistas, Rito ultrapassou muitas dificuldades no inicio da carreira, pois na época em que começou a escrever as suas primeiras composições, era uma época em que Hip Hop / Rap não era muito bem aceite pela comunidade tarrafalense e em geral pelos Cabo-Verdianos, visto que inicialmente tinha uma sonoridade que transmitia um sentimento de revolta e raiva, por estes motivos segundo o seu amigo “Devil-K” ele dizia com muito orgulho e gargalhadas que “foi uma época clássica”.
O facto da aceitação e a compreensão por parte de quem ouve, quem vê, onde gravar, como gravar, com quem gravar e o que gravar também eram alguns obstáculos do dia.
Ficou conhecido como autor de vários hits como “Djam ba nha caminho”, “Dicepçon”, “Tarrafal” (parte 1) com “Nayz-z”, “Cuza pan flau” com “Sheini”, entre outros.
Marito faleceu no dia 30 de outubro de 2017 aos 33 anos, deixando fãs, familiares e amigos apenas com boas recordações da sua breve passagem por esta vida.
Fontes: #Andreza (Mãe de Marito)
#Devil-K
#dexamsabeCaboVerde