sexta, 05 26th

Last updateTer., 23 maio 2017 12pm

  • Criar Conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    * Campo Obrigatório.

Erro
  • JFolder: :ficheiros: caminho não é uma pasta. Caminho: /home/cmt/public_html/images/stories/slideshow/Tarrafal

Caraterização

Categoria: Localização e Caraterísticas Publicado em Qui. janeiro 2013
Visitas: 2686

O Concelho do Tarrafal é um dos nove concelhos da ilha de Santiago, o quarto em termos populacionais, situado na parte norte da ilha. Com uma superfície de 112,4 Km2, tem cerca de 22000 habitantes, de que resulta uma densidade populacional de 195,7 habitantes por Km2, superior à média nacional que é de 124,5 habitantes por Km2. A população é, maioritariamente, jovem. A população feminina representa cerca de 54,9% da população total. A população activa total (idade igual ou superior a 15 anos) representa, igualmente, cerca de 54% da população total. 

 A população do concelho de Tarrafal cresceu cerca de 4,4% ano na década de noventa, ou seja, muito acima da média nacional que foi de 2,4% e deverá crescer cerca de 3% ano nesta década, também muito acima da média nacional que é de 1,9%. 

 Cerca de 4,4 e 7,6% da população de Cabo Verde e de Santiago, respectivamente, residem nesse concelho que deverá ter este ano cerca de 24.137 habitantes. 

 Com uma topografia variada, desenvolve-se à volta de dois maciços montanhosos, a serra malagueta com 1.063 m a sul e o Monte Graciosa a Norte com 642 m.

 Em termos climáticos, o concelho tem uma zona árida no litoral até à altitude de 200 m, semi-árida acima dos 200 m e até aos 400 m, abrangendo uma parte do monte Graciosa. As terras de maior altitude do interior estão na zona sub-húmida.

 

Localização

Categoria: Localização e Caraterísticas Publicado em Qui. janeiro 2013
Visitas: 3007

O concelho do Tarrafal situa-se na parte mais a norte da Ilha de Santiago, a sudeste e sudoeste, confrontando-se com  os concelhos de São Miguel e Santa Catarina, respectivamente. Dista apenas a 70 km da Cidade da Praia, capital do País. 

 

 

 

Com uma topografia variada, o concelho estende-se para norte da Serra da Malagueta (1.063 metros de alt.), formando uma espécie de península entre a baía de Chão Bom e a costa de Biscainhos. O seu relevo de maior altitude é o Monte Graciosa (643 m).

Nº de Habitantes: 17784 (Censo 2000)

Nº de Eleitores: 8734

Área Territorial: 112,4 Km2

A localização da Vila (Mangui) e a sua configuração geográfica fazem com que a actividade turística, não apenas balnear, como também histórica e cultural comecem a constituir um desígnio do desenvolvimento urbano e socioeconómico do Tarrafal.

Com uma costa rica em praias de múltiplas facetas, possui também uma história que carrega o passado colonial do país, de Portugal e dos países africanos de língua oficial portuguesa.

 

Está em... Home Concelho Localização e Caraterísticas