quarta, 10 21st

Last updateTer., 06 Out. 2020 11am

  • Criar Conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    * Campo Obrigatório.

SESSÃO SOLENE DO DIA DO MUNICÍPIO: Discurso do Presidente da Câmara Municipal

Discurso pronunciado pelo Presidente da Câmara Municipal, Dr. José Pedro Nunes Soares, na Sessão Solene e comemorativa do Dia do Município do Tarrafal, sessão realizada no antigo Campo de Concentração, no dia 14 de janeiro, segunda-feira

Permitam-me que as primeiras palavras sejam para renovar um excelente ano de 2019 a quantos nos prestigiam com a sua ilustre presença neste ato nobre, dia de evocação do Município.

Que 2019 seja um ano de muita saúde, felicidades e êxitos a nível pessoal, familiar e laboral. 

Que Nhu Santo Amaro Abade nos dê um ano de chuva que permita reanimar quantos trabalham a terra e a pecuária, em particular; 

Excelência Sr. Vice-Primeiro-Ministro

Distintos Convidados 

A vossa presença nestas festividades do Dia do Município e do nosso Padroeiro, constitui um sinal claro e evidente da amizade e carinho que nutrem por Tarrafal, terra de Liberdade. 

Em nome dos Tarrafalenses, agradecemos a vossa presença. Sintam-se, pois, em casa. 

Senhoras e Senhores, 

Assinalamos ontem, a nível nacional, mais um aniversário do 13 de Janeiro, Dia da Liberdade e Democracia, que nos recorda as primeiras eleições livres e democráticas realizadas no País, instituindo, assim, um Estado de Direito Democrático e de Liberdades que nenhuma outra data nos pode conferir. 

O 13 de Janeiro é momento ímpar da nossa História coletiva. Assumimos a nossa condição de Cidadãos de pleno gozo dos seus direitos. 

Esta data nos dever servir de ocasião de reflexão sobre as conquistas alcançadas, os desafios e os obstáculos. 

Recuando no tempo, facilmente se denota que o Tarrafal e Cabo Verde de hoje, nada tem a ver com o que era há anos. Há ganhos indiscutíveis e os resultados estão à vista de todos. 

Tarrafal é, e hoje sobretudo, uma terra de Liberdade. Deixamos de ser um lugar de repressão. Há mais liberdade e o Estado de Direito se realiza todos os dias, aqui neste nosso chão.

 Excelência,

Senhoras e Senhores 

Deixamos para traz 2018, ano marcado pela continuidade da seca que voltou a criar-nos muitos constrangimentos, mas nem por isso cruzamos os braços. 

O nosso programa continuou a ser implementado e os ganhos são evidentes. 

1.    A nível da água, inauguramos o novo Sistemas de Abastecimento financiado pelo MCA, um investimento de cerca de 130 mil contos, que beneficia diretamente, 12 zonas e que significa um passo importante na redução da pobreza; 

2.    Estamos já a requalificar um grupo de 31 casas de famílias de baixa renda, colocando cobertura em telhado, construindo casas de banho, portas e janelas. Trata-se de um importante contributo da Câmara e do Governo, no âmbito do PRRA, na melhoria das condições de habitabilidade das famílias, num investimento de cerca de 9 mil e 300 contos. 

3.    Um grupo de 26 mulheres e chefes de família do Concelho beneficia do Rendimento de Inclusão Social; 

A nossa visão política tem como foco um Município Inclusivo e neste sentido estamos empenhados e a trabalhar. Exemplos existem: 

1.    Em dezembro inauguramos o GRACIOSA, Centro Municipal de Cuidados, uma casa de referência a nível nacional, e que recebe crianças deficientes, com direito a refeição quente, cuidados médicos de entre outros; 

2.    Inauguramos a Sala de Primeiros Socorros; 

3.    Está já em funcionamento a Escola da Família, Pólo Ex- EBC, formando mães chefes de família: é mais um contributo da Câmara Municipal; 

4.    Ainda virado para as famílias, temos o projeto Horto Familiar, beneficiando nesta primeira fase, um total de 50 famílias. 

5.    Oportunamente iremos disponibilizar lotes de terreno para construção, uma medida de política que irá beneficiar sobretudo jovens;

 

 Excelência,

Senhoras e Senhores

Caros Tarrafalenses, 

A obra continua, e nestes dias de Nhu Santo Amaro, estamos a inaugurar um conjunto de realizações. 

1.    Em Fazenda, inauguramos no passado sábado, uma Praça e Espaços Verdes, em que investimos cerca de 4 mil contos; 

2.    Inauguramos em Ponta Furna, obras de requalificação urbana e ambiental, investimento de cerca de 5 mil contos; 

3.     Também foram inaugurados Espaços Verdes em Lém Mendes, nesta Cidade, e continuamos obras de requalificação urbana e ambiental em Ribeira Prata e Achada Tenda

4.    Vamos inaugurar oportunamente o Skate Park, em mais um contributo para a criação de uma Cidade Desportiva no Tarrafal; 

5.    Nos próximos dias estaremos a inaugurar o primeiro Miradouro do Concelho, em Monte Mosca, com vista panorâmica sobre a Cidade; 

Aliás, manda a verdade dizer que o Tarrafal tem a maior infraestrutura de futebol de toda a Região Desportiva de Santiago Norte. 

O nosso estádio de futebol dispõe, para além de uma boa relva, de tribuna, cabine para imprensa e balneários, mas continuamos a investir para sermos referência na ilha e no País. 

É no Tarrafal que está a maior pedonal de Cabo Verde, com 2.8 quilómetros de extensão, ligando dois centros urbanos, a Cidade e Chão Bom. É aqui no Tarrafal que se localiza a maior ciclovia do País, com mais de 2 km de extensão. 

Vamos concluir o Pavilhão Desportivo, e daremos mais um importante salto a nível de infraestruturas desportivas. Estaremos em condições de competir seja nos desportos de salão, futebol de onze e nos desportos náuticos, em que o Tarrafal também é único em termos de condições em toda a ilha de Santiago. 

Não estamos parados.

 

Iniciamos 2019 com um novo Código de Posturas Municipal aprovado, na generalidade, pela Assembleia Municipal, e estamos a gizar passos para a sua aprovação na especialidade, ainda no decurso deste mês. Estamos, assim, a trabalhar num importante instrumento de disciplina e organização territorial. 

A par disso, estamos a trabalhar no projeto de atualização matricial dos prédios urbanos, introduzindo justiça nos critérios de avaliação. 

Estamos a trabalhar o Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico, e temos já aprovado, sob proposta da IFH, o plano de loteamento de Ponta de Atum. 

Instalamos painéis solares nos furos de Mato Mendes e Achada Grande

anteprojeto da Orla Marítima está pronto e entregue no Ministério das Infraestruturas. 

Vamos transformar o antigo Centro de Saúde numa Escola de Formação Profissional de referência a nível nacional. O projeto e Orçamento estão prontos e já foram entregues à Cooperação Luxemburguesa para financiamento e tão logo tivemos luz verde iremos avançar para a concretização do projeto. 

Mas há mais realizações. 

A nível Administrativo, investimos em Balcão Único nas Delegações Municipais de Chão Bom e Achada Tenda, tudo na perspetiva da chamada modernização administrativa, servindo de forma eficiente e eficaz os Munícipes e quantos procuram a Câmara Municipal. 

A nível da educação, investimos nos últimos anos cerca de 10 mil contos na Formação Profissional e Superior, permitindo a dezenas de jovens concluir as respetivas formações; 

E porque é época de Santo Amaro, há que dizer-lhe: Iniciamos o ano com um Património reabilitado, a Igreja de Santo Amaro Abadedignifica o centro da nossa Cidade e constitui fator de atração do chamado turismo religioso

A Câmara Municipal, interpretando o sentimento de pertença de todos os Tarrafalenses abraçou o projeto de remodelação e ampliação da Igreja Matriz, e colaborou, cedendo terreno, onde estava uma estrada de duas vias, na frente da Igreja, em favor deste projeto que enobrece a nossa Cidade.Hoje, ficamos todos satisfeitos quando vemos a obra concretizada. Tarrafal ganhou um novo ex libris

 

Sr. Vice-Primeiro-Ministro, Excelência,

Sr. Presidente da Assembleia Municipal,

Distintos convidados. 

O ano está ainda no início mas temos desafios pela frente. O grande objetivo central, continua a ser, a médio e longo prazos, transformar o Tarrafal numa terra de turismo, socialmente equilibrada e justa e com serviços de qualidade. Esta é a nossa firme aposta. 

Tarrafal é um bom sítio para viver. É também um bom sítio para investir. Somos um Concelho de oportunidades e com várias valências. O turismo, bem sabeis, tem expressão máxima na ilha de Santiago, precisamente aqui no Tarrafal, Município com uma história singular na ilha e no País.

Temos no ex- Campo de Concentração, que hoje nos acolhe neste ato nobre e solene, a maior riqueza de um passado que ligou estas ilhas a Portugal, sobretudo, mas também a outros países da nossa África lusófona.


Distintos convidados, 

Referia-me no início à seca que continuou em 2018, e isto nos leva a declarar a mobilização de mais água sobretudo para agricultores e criadores, com atenção especial para o perímetro irrigado de Colonato de Chão Bom, como outro importante desafio. 

Continuaremos empenhados na criação de mais emprego para jovens

Ambicionamos a classificação das festas de Nhu Santo Amaro Abade como Património Nacional, e temos a candidatura do ex- Campo de Concentração a Património Mundial como outro desafio e aqui, claramente, contamos com forte apoio do Governo da República. 

Queremos trabalhar com o Governo a asfaltagem da via Calheta/Tarrafal, ao mesmo tempo que vamos continuar o nosso programa de requalificação urbana e ambiental. 

Com foco no Turismo, mas também no desenvolvimento local, vamos trabalhar a reconversão do atual Cais, em Cais de recreio. 

E porque somos uma terra de turismo, porque não pensar/idealizar um aeródromo/aeroporto adaptado ànossa realidade turística.

 

Digníssimos convidados,

Senhoras e Senhores 

Este dia 14 fica igualmente marcado como o início de uma nova e importante fase no turismo aqui no Tarrafal. É que efetivamente vai iniciar as obras de construção do Resort Oásis Atlântico, um grande projeto que, diria, vai ressuscitar o turismo não só a nível local, mas também a nível regional, da ilha e não só

Desde a primeira hora a Câmara Municipal abraçou este projeto e teve papel importante nas várias fases das negociações. Regozijamos, por isso, com o avanço do projeto que vai permitir a construção, na primeira fase, de 171 quartos, gerando cerca de 120 postos de trabalho direto

Estamos a falar de um grande projeto, desenvolvido por um emblemático grupo, Oásis, cujo investimento vai permitir a alavancagem de outras atividades e dinamização da economia local no Tarrafal. 

Em jeito de conclusão, diria: este é mais um grande momento do Tarrafal. Com foco, determinação vamos continuar a batalhar pelo nosso Município. 

Para terminar mesmo, uma palavra de reconhecimento aos distintos e distintas homenageados, que são operadores económicos, que ao longo dos anos dinamizaram a nossa economia, em várias áreas, contribuindo, assim, para o desenvolvimento deste Município. 

O vosso empenho à causa do Tarrafal tornou-vos especiais na história deste Município. 

Um obrigado pela aposta e dedicação. 

Tarrafal acima de tudo

Está em... Home Atividade Municipal Segurança e Saúde Unidades de Saúde Slideshow SESSÃO SOLENE DO DIA DO MUNICÍPIO: Discurso do Presidente da Câmara Municipal
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS