sábado, 10 20th

Last updateQua., 17 Out. 2018 11am

  • Criar Conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    * Campo Obrigatório.

Artigos

Socialização do projeto Escola de Família

A implementação de uma Escola de Família no Município do Tarrafal é uma das propostas de ações traçadas pelo Pelouro Desenvolvimento Social: Família, Saúde, Educação/ Formação no Plano de Atividades para o Ano Económico 2018.

Desta feita, a autarquia através, do Pelouro de Desenvolvimento Social, pretende capacitar as famílias em competências parentais para melhor orientarem crianças, adolescentes e jovens, responder de forma estruturada às necessidades das famílias, bem como, garantir uma educação de qualidade desde a tenra idade tendo por base uma parceria forte entre a Escola e Família. É neste contexto e com estes objetivos que nasceu o Projeto “ Escola de Família”.

Tendo em conta que este projeto ultrapassa as alçadas da Câmara Municipal, a vereadora que responde pela área Desenvolvimento Social: Família e Educação reuniu, hoje, 02 de Agosto, com o Delegado Municipal de Chão Bom, a Delegada do Ministério da Educação, assistentes socias do Centro de Saúde do Tarrafal, representante da associação cívica de Chão Bom, Diretores das Escolas Secundárias locais, para partilhar e socializar, como os mesmos, o ambicioso projeto “ Escola de Família”.

Este projeto tem como público-alvo as famílias de diferentes tipologias, mães, pais jovens com dificuldades em assumirem responsabilidades parentais.

Com a implementação deste projeto propõe-se  obter os seguintes resultados: reduzir os casos de reincidência das diversas formas de violência contra crianças dentro da própria família, famílias capacitadas para prestar cuidados parentais de qualidade ás crianças, mães e pais preparados para cuidarem dos filhos, família com um papel ativo na formação social dos filhos, minimizar a crescente tendência de desresponsabilização da família em matéria de educação e minimização de problemas sociais abandono escolar, insucesso escolar e gravidez precoce.

No âmbito da implementação deste projeto, as principais atividades a serem realizadas são: capacitação/apoio das famílias através de sessões de capacitação em cuidados parentais, empoderamento económico visando independência e autonomia das famílias, encaminhamento de famílias em situação de vulnerabilidade e apoio no desenvolvimento de projetos de vida.

A Escola Básica de Lém de Achada e Ex EBC são os espaços físicos onde funcionará a administração do projeto “ Escola de Família”.   

Está em... Home
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS